Rondônia, 19 de Agosto de 2017

Mariana Carvalho apresenta projeto que reconhece jogos da mente como esporte

­A deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO), juntamente com o deputado Marco Antônio Cabral (PMDB-RJ) apresentou projeto de lei que reconhece os jogos da mente como esportes e os capacita para registro no Calendário Esportivo Nacional do Ministério dos Esportes.

Pela proposta são considerados jogos da mente as seguintes modalidades: pôquer, damas, Xadrez, Bridge e  Go.  Com a nova lei, órgãos responsáveis pelos esportes mentais supracitados poderão inscrever seus eventos no Calendário Esportivo Nacional vinculado ao Ministério dos Esportes, dando-lhes caráter de competição oficial em âmbito nacional.

Segundo Mariana Carvalho, o Ministério dos Esportes será responsável por elaborar a legislação cabível para regulamentar os esportes da mente. “Precisamos avaliar essas modalidades de uma forma mais ampla”, observa a tucana, acrescentando que dentre os esportes que agregam uma série de habilidades, não exclusivamente física, estão inclusos os chamados jogos da mente.

“Assim como nos esportes físicos, os esportes mentais exigem habilidades como concentração, habilidade de leitura, estratégia, autocontrole, tomadas de decisões rápidas e outras características intelectuais”, observa a congressista que juntamente com o colega Marco Antônio prevê que uma a regulamentação dessas modalidades trará mais confiança e credibilidade atraindo investidores e estimulando a formação de novos atletas, de forma que seja possível a criação de ligas profissionais como ocorre em diversos outros esportes.

Na justificativa da matéria, os parlamentares  apresentam  a seguinte defesa: “Os esportes, em sua grande maioria, quase sempre são associados à prática de atividade física, sejam para fins de competição ou meramente recreativos. Ocorre que o conceito de esporte vai além do mero fato de se praticar algum tipo de atividade física, englobando também características e habilidades complexas aplicadas às particularidades de cada atividade propriamente dita”.

22/08/2016

Comentários (0)

Não há comentários

Comente esta matéria

  • :: Os ítens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
  • :: Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.



© 2009 - Jornal a Tribuna Online
Rua Rio Grande do Norte, 1.745 - Vilhena-RO / Fone: 69 3322-1919 - 8447-1818