Rondônia, 19 de Agosto de 2017

Mariana Carvalho ouviu Volkswagen sobre software que burla lei ambiental

­A CPI  dos Crimes Cibernéticos presidida pela deputada Mariana Caralho (PSDB - RO) realizou audiência  pública.

Na oportunidade, o  diretor de assuntos governamentais da Volkswagen do Brasil, o engenheiro Antônio Megale, falou  sobre a utilização de chips que impedem a fiscalização ambiental nos automóveis fabricados/vendidos pela marca no Brasil. 

Megale que também é o primeiro vice-presidente da Associação Nacional de Veículos Automotores (Anfavea),  reconheceu a existência de software nos carros da fabricante  que identifica que os veículos estão em teste e diminui a emissão de gases. 

Esse controle fica desligado em situações normais de rodagem, fazendo com que os carros poluam muito além do nível exigido na legislação ambiental em todo mundo.

O software está instalado só em carros a diesel. No Brasil, um único modelo, a picape Amarok, produzida na Argentina e comercializada entre 2011 e 2012, tem o defeito. São 17.057 carros que devem passar por um recall ainda neste semestre para a troca do software.

A Volkswagen chegou a ser multada pelo Ibama, mas recorreu da multa. O executivo  da companhia afirmou que testes concluíram que as emissões de gases nesses carros atendem os limites da legislação brasileira.

Segundo Mariana Carvalho, a audiência pública para tratar desse tema foi solicitada pelo deputado JHC (PSB-AL). " A CPI debate diversos assuntos  por tratar de questões que impactam diretamente o cotidiano da sociedade", observou  a tucana. 

Para JHC, a existência de um software que burla a legislação é motivo de preocupação. O parlamentar  reclamou da demora em substituir o programa e criticou o fato de a empresa sequer ter pago a multa. " Crimes cibernéticos podem ocorrer on-line ou off-line" explicou  ele.

10/04/2016

Comentários (0)

Não há comentários

Comente esta matéria

  • :: Os ítens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
  • :: Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.



© 2009 - Jornal a Tribuna Online
Rua Rio Grande do Norte, 1.745 - Vilhena-RO / Fone: 69 3322-1919 - 8447-1818