Rondônia, 25 de Junho de 2017

Senador Acir Gurgacz prevê queda dos juros e retomada do crescimento ainda neste ano

­O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) voltou a falar que a redução dos juros e da carga tributária é o principal caminho para a retomada do crescimento da economia, com a consequente geração de emprego e renda para os brasileiros. 

O senador rondoniense, que foi relator de Receitas do Orçamento de 2016 e é o relator do parecer do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as contas do governo federal de 2014, acredita que a tendência de redução da taxa Selic possa ser confirmada já na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para os dias 1º e 2 de março. Na primeira reunião do Copom de 2016 a taxa Selic foi mantida em 14,25% ao ano.

“Entendo que esse é o caminho correto para impulsionar o setor produtivo, para ampliar a oferta de crédito e a possibilidade de investimentos pelo setor privado e também pelo poder público, o que será fundamental para a retomada do crescimento de nossa economia”, avalia Gurgacz. 

O senador diz que tem combatido sistematicamente a política de elevação de juros porque entende que ela é boa apenas para os banqueiros, que lucram com essa situação e com o agravamento da crise econômica em diversos países. “No ano passado, quando a taxa Selic subiu sete vezes seguida, chegando a 14,25% ao ano, os bancos que operam no Brasil obtiveram lucros superiores a 15% em relação a 2014”, compara Acir.

Gurgacz ressalta que o Senado aprovou praticamente todas as medidas do ajuste fiscal enviadas pelo governo, e que agora a expectativa é de que as contas do governo melhorem, sem o aumento dos juros e dos impostos. 

“Com a mudança no Ministério da Fazenda e os ajustes na política econômica, nossa expectativa é o setor produtivo e as pessoas possam ter acesso ao crédito com juro mais baixo, facilitando investimentos, e que nossa economia volte a crescer a partir de agosto ou setembro deste ano”, projeta Acir.

04/04/2016

Comentários (0)

Não há comentários

Comente esta matéria

  • :: Os ítens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
  • :: Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.



© 2009 - Jornal a Tribuna Online
Rua Rio Grande do Norte, 1.745 - Vilhena-RO / Fone: 69 3322-1919 - 8447-1818