Rondônia, 19 de Agosto de 2017

Revitalização do pólo comercial da 7 de Setembro é debatida em Seminário

­Empresários da Capital discutem com o secretário Gilson Nazif projetos de revitalização

O mais antigo pólo comercial do Estado será tema de debate no I Seminário de Patrimônio Histórico e Cultural a ser realizado pelo Ministério Público nos dias 25 e 26 de junho, em Porto Velho. Trata-se da avenida 7 de Setembro, no Centro da Capital, que possui um grande número de imóveis antigos e que não podem receber reforma sem atentar para critérios específicos e especiais. O evento permitirá as discussões em torno da revitalização deste pólo comercial e conta com o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Rondônia (Fecomércio/RO) e do Sindicato dos Lojistas do Estado (Sindilojas).

Para o presidente do Sistema Fecomércio/RO, Raniery Araujo Coelho, é fundamental a participação no Seminário dos empresários que têm estabelecimento na 7 de Setembro. “Como dirigente temos buscado o apoio de órgãos, neste caso o Ministério Público, no sentido de saber o que poderá ser feito, uma vez que muitos dos imóveis localizados ali tratam-se de patrimônio histórico, sem que o próprio comerciante saiba o que pode fazer durante uma reforma ou mudança de fachada”, avaliou, acrescentando que projetos desta natureza têm que ter o apoio principalmente da Prefeitura, porque são iniciativas que embelezam a cidade, melhoram a arrecadação do município, estimulam o turismo, e são custeados tanto pela iniciativa privada quanto público, trazendo benefícios para ambos os lados.

Raniery Coelho convida ainda os empresários a participar no próximo dia 22 de junho, segunda-feira, de uma reunião que acontecerá às 15 horas na sede da Fecomércio/RO para tratar do seminário.

SINDILOJAS

O presidente do Sindilojas/RO Joaquim Vanderly Aguiar observa ainda como oportuno o debate uma vez que já se discute a revitalização dos pólos comerciais da Carlos Gomes, Pinheiro Machado, Nações Unidas, Jatuarana e Amador dos Reis. “É muito importante a participação da sociedade no evento, justamente para ela fazer parte das discussões e não ficar alheia as decisões que porventura poderão surgir, especialmente para os lojistas do Centro de Porto Velho”.

Segundo Aguiar, os projetos de revitalização da Carlos Gomes, Nações Unidas e Pinheiro Machado, por exemplo, estão adiantados e em fase de discussão com a Prefeitura de Porto Velho, tendo sido já realizadas reuniões conjuntas entre empresários, arquitetos e engenheiros, o prefeito Mauro Nazif, o secretário de obras Gilson Nazif, e o de Trânsito Carlos Gutemberg para apresentação dos projetos. “A Fecomércio com o Sindilojas tem dado suporte técnico e consultivo a cada um destes projetos, porque entendemos ser importante que esses pólos não percam seu poder de venda e que os consumidores possam tê-los como referencial de compra”, destacou.

INSCRIÇÃO

O seminário é aberto a sociedade em geral, acadêmicos de Arqueologia, História, Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e classe empresarial.

21/06/2015

Comentários (0)

Não há comentários

Comente esta matéria

  • :: Os ítens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
  • :: Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.



© 2009 - Jornal a Tribuna Online
Rua Rio Grande do Norte, 1.745 - Vilhena-RO / Fone: 69 3322-1919 - 8447-1818